terça-feira, 29 de junho de 2010

Crecimento da Igreja Vietnamita


 
Casas de cristãos vietnamitas 


O Vietnã localiza-se no Sudeste Asiático. Seu território caracteriza-se pelas planícies alagadas nos deltas do Rio Vermelho ao norte e do Rio Mekong ao sul, e por montanhas nas regiões norte e central. 

As atividades missionárias cristãs, em particular as dos franceses, começaram no século XVII. 

Formada em 1929, a Igreja Evangélica do Vietnã, ou Hoi Thanh Tin Lanh Vietnam, é a maior denominação protestante e a mais antiga do país. Ela é fruto do trabalho de missionários norte-americanos. 

A Igreja vietnamita é uma minoria no país, abrangendo cerca de 8,1 milhões de pessoas ou 10% da população do país. Desse total, 6,5 milhões são católicos, o que faz do Vietnã o segundo país com maior população católico da Ásia (em primeiro lugar estão as Filipinas). 

Dois terços dos protestantes pertencem às minorias étnicas tribais, sendo que a metade delas já foi alcançada pelo evangelho. O governo permite o trabalho de organizações cristãs no país, especialmente daquelas que procuram atuar nas áreas de desenvolvimento e ajuda humanitária.

A perseguição

Teoricamente, há liberdade religiosa no Vietnã. Para retirar o Vietnã da relação de Países de Preocupação Específica - uma lista compilada pelos Estados Unidos com países que violam direitos humanos e aos quais eles impõem embargos comerciais -, o governo relaxou na perseguição contra os cristãos. 

Há relatos de comunidades recebendo permissão do governo para se reunir em grandes grupos. Aproximadamente 40 grupos domésticos protestantes foram registrados em 2007 no Norte do país. 

Assim, o maior violador da liberdade religiosa no Vietnã deixou de ser o governo central e passou a ser o governo local ou os chefes das tribos. O respeito à liberdade religiosa em uma vila depende do quanto o líder da vila é comunista. Quanto mais comunista, mais violações existem. A perseguição contra os crentes se tornou mais localizada e, por consequência, mais difícil de monitorar. 

Entretanto, ainda há restrições. O governo monitora reuniões e líderes religiosos. A comunidade religiosa ainda precisa registrar-se para funcionar, mas esse processo ficou mais fácil. 

Em 1999, um decreto estabeleceu a liberdade religiosa, dando aos cidadãos o direito de escolher e mudar sua opção religiosa. No entanto, o próprio decreto de 1999 adverte sobre as punições para quem utilizar a religião com o intuito de prejudicar o Estado. Em abril de 2001, o governo vietnamita reconheceu oficialmente algumas igrejas evangélicas pertencentes à Igreja Evangélica do Vietnã. Foi a primeira vez que a organização obteve um status de legalidade desde o fim da Guerra do Vietnã, em 1975.

Motivos de oração 

1. Os cristãos vietnamitas foram intensamente perseguidos no passado. Agradeça a Deus pela crescente abertura. Ore para que o governo vietnamita permita que mais ministérios cristãos forneçam ajuda humanitária, educação e apoio aos orfanatos no país. 

2. A Igreja vietnamita está encarando as dores do crescimento. Louve a Deus pelo enorme crescimento da Igreja. Ore para que cristãos sejam mobilizados em todo o mundo, permitindo que recursos sejam levantados para apoiar e treinar os líderes da Igreja no Vietnã. 

3. Líderes cristãos do planalto central têm de percorrer longas distâncias para visitar e ministrar às suas congregações. Ore por esses pastores, para que as dificuldades não os desanimem em seu ministério.

***
Publicado por Elias Alves - Fonte: Portas Abertas